24 octobre 2007

O BMX...

A origem

As crianças imitavam seus ídolos do motocross com suas bicicletas, construíam pistas e faziam corridas informais. Assim nascia um novo desporto. Algum tempo depois, as crianças comecaram a criar manobras com suas bicicletas que não precisavam das pistas de terra, eram feitas nas ruas. Eram manobras somente com a bicicleta, ou ainda em pistas de skate, febre da época. Surgia o Estilo Livre, ou Freestyle

As modalidades

O BMX divide-se em duas modalidades, o BMX Racing (corrida) e o BMX Freestyle (Manobras).

Já o Freestyle (estilo livre) também é dividido em modalidades, sendo diferenciadas pelo local e a forma de como são executadas as manobras.

Dirt Jumping

É praticado em rampas de terra, com alturas e distâncias variadas, podem ser rampas únicas, doubles, ou sequencias chamadas de trails. As manobras são uma mistura das manobras vistas no vert com os grandes saltos do bicicross.

Vert

Vert ou Vertical é praticado em uma rampas com formato de “U”, denominada Half-Pipe, com manobras nas bordas e nos chamados aéreos (vôos para fora da rampa) onde os atletas buscam executar manobras de alto grau de dificuldade o mais alto possível no dois lados da rampa. É uma modalidade com um belo visual para espectadores.

Street

É praticado nas ruas, os obstaculos são tudo o que possa ser encontrado, desde escadas, corrimãos, paredes, bancos, monumentos e etc. As manobras combinam o Dirt , o Vert e o Flatland são executadas ao se transpor algum obstaculo, e o que vale é a criatividade em cada obstáculo encontrado pelas ruas.

Park

É praticado em percursos fechados onde se encontram obstaculos que, inicialmente, procuravam simular os obstaculos das ruas, mas atualmente já possui um desenho próprio, com rampas para aéreos e para saltos, bancadas, muros e paredes, e possui ainda hoje algumas poucas simulações de obstáculos encontrados nas ruas, como escadas e corrimãos.

Flatland'

É praticado em áreas planas e sem obstaculos, as manobras são um desafio de equilíbrio, criatividade e agilidade que podem ser estáticas (usando freios) ou com muito movimento (sem os freios). Os atletas ou artistas buscam executar varias combinações e variações seguidamente sem interrupção do movimento entre uma manobra e outra. A Bicicleta utilizada no Flatland é a mais diferenciada entre as usadas nas outras modalidades do Freestyle.

Posté par oitavoC à 17:19 - Commentaires [0] - Permalien [#]


Commentaires sur O BMX... A origem As crianças imitavam seus

Nouveau commentaire