05 décembre 2007

Rapel

Cuidados que se deve ter

Rapel é um desporto perigoso. Toda prática de Rapel deve ser executada em grupo, pois um integrante é sempre responsável pela vida de outro. Toda descida de Rapel deve ter no mínimo três participantes:

  1. O que aborda: Que é o responsável por colocar o praticante na corda, conferir se seu equipamento está correcto e orientá-lo no momento da abordagem.

  2. O que desce: Que é o praticante actual, ou seja, quem vai fazer a descida.

  3. O que faz a segurança: Que é a pessoa que vai estar lá em baixo, segurando a corda, atento a qualquer vacilo que o que desce possa dar.

Quem fica responsável pela segurança da descida, deve ter total atenção, pois com ele fica o ultimo recurso antes de uma fatalidade. Quando alguém que está descendo perde o controle de sua descida, é o segurança quem vai ter que fazer o bloqueio dele na corda, ou seja, parar a sua queda e evitar que ele caia.

Esqui

Nota: Se procura O desporto aquático, consulte esqui aquático.

Esqui alpino

Esqui nórdico ou esqui de fundo

Esqui alpinismo

O esqui é um conjunto de disciplinas desportivas que têm em comum o uso de esquis como instrumento para percorrer distâncias em mantos nevosos.

A classificação clássica divide-se em três modalidades desportivas de esqui:

Nas competições, o esqui alpino apresenta-se nas especialidades de descida livre (downhill), slalom (gigante e especial) e combinada (descida livre e slalom).

Corrida de aventura

Corridas de aventuras, ou competições multi – desportivas, são competições que envolvem várias modalidades de desportos de aventura. em geral são realizadas em ambiente natural e têm como característica uma logística complexa, tanto na organização dos eventos como na formação e preparação das equipes de atletas. Por envolver muitas actividades desportivas, a quantidade de equipamentos utilizada pelos atletas é grande e a maioria é requerida obrigatoriamente pela organização da prova.

Não há um formato obrigatório, mas o mais utilizado é com equipes de dois a quatro atletas que precisam percorrer um trajecto marcado em mapas e cartas topográficas que são fornecidos pela organização do evento.

Modalidades mais comuns nas corridas de aventura

Trekking - Corrida ou caminhadas longas em trilhas ou estradas, vencendo desníveis topográficos.

Mountain Bike - Trecho percorrido em bicicleta.

Canoagem - Trechos de rios, mar ou lagos percorridos em canoas, caiaques ou balsas de rafting. Algumas vezes os atletas disputam a modalidade de bóia-cross ou aqua-ride, que é a descida de corredeiras montados em bóias de caminhão amarradas em formato de bote.

Actividades verticais - Desníveis verticais a serem transpostos utilizando-se de técnicas de escalada - tirolezas, ascenções ou Rapel .

Durante toda a corrida, ainda é necessário se utilizar de conhecimentos de orientação e navegação para poder passar pelos postos de controle, os PCs, marcados no mapa, tomando os caminhos mais curtos ou mais rápidos e registrando a passagem da equipe no local definido pela organização em ordem cronológica.

As competições podem ser classificadas de acordo com o tempo e distância total percorrida pelas equipes. As corridas podem ter de

40 a

400 km e durarem de algumas horas a vários dias e em muitas competições é somente a menor parte das equipes inscritas que consegue completar a prova.

Posté par oitavoC à 17:10 - Commentaires [0] - Permalien [#]


Commentaires sur Rapel Cuidados que se deve ter Rapel é um

Nouveau commentaire